Histórico

A Engenharia de Software surgiu em meados dos anos 1970 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.

Read Users' Comments (0)

Video Aula Parte 2

Parte 2 da video aula.

Read Users' Comments (0)

Diagrama de Fuxo de Dados

O DFD ou Diagrama de Fluxos de Dados é uma ferramenta para a modelagem de sistemas. Ela fornece apenas uma visão estruturada do sistema e das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos Diagramas de Entidade-Relacionamento (DER).

"Um DFD é uma ferramenta de modelagem que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento de dados". (Edward Yourdon)

A imagem abaixo é um exemplo de DFD:

Read Users' Comments (0)

Para descontrair

Sabemos que Engenharia de Software é um assunto chato, mas de extrema importância. Por isso, hoje vamos descontrarir um pouco. Assistam este video engraçado comparando um bebado com a engenharia de software. Esperamos que gostem!


Read Users' Comments (0)

Áreas de Conhecimento

Segundo o SWEBOK (Corpo de Conhecimento da Engenharia de Software), versão 2004, as áreas de conhecimento da Engenharia de Software são:

Requisitos (Requirements) de Software
Projeto (Design) de Software
Construção (Construction) de Software
Teste (Testing) de Software
Manutenção (Maintenance) de software
Gerência de Configuração de Software
Gerência de Engenharia de Software
Processos de Engenharia de Software
Ferramentas e Métodos de Engenharia de Software
Qualidade (Quality) de Software
Conforme Pressman, a Engenharia de Software (ES) é uma tecnologia em camadas, onde a base de todas essas camadas é o foco na qualidade do software desenvolvido. Portanto, do ponto de vista didático, é interessante estudarmos a ES em suas camadas de Processo, Métodos e Ferramentas.

Read Users' Comments (0)

Engenharia de software

Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.

Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação Sistema Computacional, pois ambos se confundem.

Read Users' Comments (0)

Video Aula Parte 1

Achei uma video-aula interessante sobre o assunto, explicando sobre um diagrama de atividades.

Parte 1 da video aula.

Read Users' Comments (0)