Qualidade de Software

Através da revolução industrial, houve uma explosão exponencial de sistemas de informação dentro das organizações com o intuito de melhorar produtividade e conseqüentemente gerar lucro. Como o crescimento de sistemas nas empresas aumentou, tornou-se necessário a criação de uma equipe especializada em qualidade.

A qualidade do software é uma área nova no processo de engenharia de software. Antigamente as empresas não sentiam a necessidade de entregar um produto com qualidade, pois havia pouca concorrência, e o cliente acabava se submetendo a ter um software de baixa qualidade.

Teste de Software é uma área de qualidade que garante que o sistema criado atende todas as especificações que o cliente deseja para seu projeto. O teste de software antecipa falhas que poderiam ser descoberta pelo cliente, fazendo com que ele se sinta a vontade para usar a nova funcionalidade, e trazendo cada vez mais, projetos para a empresa.

Com a forte concorrência da atualidade, o cliente passou a ter opção de escolher onde ele deseja comprar um determinado produto. As empresas tiveram que se adaptar a esse tipo de situação, e entregar o sistema com a melhor qualidade possível a um custo menor, fazendo com que o processo de teste se torne cada dia mais especializado.

Atualmente existem diversas certificações para que o profissional de teste comprove a qualidade do seu serviço. Em outro artigo irei discutir todas essas certificações. Quanto maior a quantidade de certificações o profissional possuir, melhor qualidade o software entregue para o cliente terá.

O processo de teste cresceu tão fortemente que hoje existem empresas especializadas apenas nos testes de sistemas. Empresas grandes criam o software, e usam outra empresa terceirizada para realizar o teste. Com a concorrência acirrada, as empresas estão usando todas as formas para conseguir e manter e conquistar um cliente em potencial.

Read Users' Comments (0)

Acessibilidade

Fazendo pesquisas na internet sobre a navegação em sites para deficientes visuais, descobri um site interessante, onde aborda diversos estudos e artigos sobre acessibilidade.

Acessibilidade é o direito de acessar a rede de informações fazendo com que nao exista barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

Aprofundando um pouco mais na minha pesquisa, descobri que poucos sites apresentam um código adequado e acessível, para que deficientes visuais possam realizar suas tarefas sem nenhuma dependência. No Brasil, apenas alguns sistemas governamentais possuem essa técnologia.

Em breve escreverei artigos exemplificando como criar um código acessível.

Clique aqui para mais informações

Read Users' Comments (1)comentários

Usabilidade

No texto intitulado “How Users Read on the Web” de Jakob Nielsen, o autor descreve a pesquisa realizada com usuários que acessam os textos publicados na internet identificando os problemas e as necessidades de a criação de um texto ágil, e algumas formas de desenvolver estes artigos publicados.
Através de sua pesquisa, Jacob identificou que os usuários que acessam a internet a procura de informações, não são adaptados a lerem todo o conteúdo de um texto, e sim palavras chaves, com o intuído de verificar se aquele artigo irá explicar o que ele está procurando.
Depois de descrever quais os tipos de usuários acessam a rede, Jacob desenvolveu alguns sites com um conteúdo igual, mas com formas de redação de hipertexto diferentes, e a partir daí, tirou algumas informações.

•Um texto com pouca formatação, e muita informação em um parágrafo, faz com que a atração de leitura seja de 0%.
•Um texto conciso e com informações chaves para o usuário faz com que a atração de leitura seja de 58%.
•Um texto onde as informações sejam divididas em tópicos possui uma atração de 47%.
•Um texto usando a técnica neuro-linguística, obteve 27% de atração de leitura do usuário.
•Um texto distribuído de forma concisa, pesquisável e objetiva, obteve um resultado de 124% da atração de leitura dos usuários pesquisados.


Jacob conclui que a pesquisa foi surpreendente, e afirma que para a criação de algum documento web, a usabilidade conta muito no desenvolvimento, pois cria um usuário fiel, e que acesse os textos desenvolvidos com freqüência.
A internet está se tornando cada dia mais dinâmica. Com essa velocidade de informação que trafega na rede, o usuário não possui tempo para filtrar todas as suas áreas de interesse. Para que um sistema ou um site web ganhe um publico fiel, é necessário possuir uma usabilidade atraente e agradável, fazendo com que o usuário se sinta a vontade para navegar ou usar uma determinada funcionalidade.

Link do texto original: http://www.useit.com/alertbox/9710a.html

Read Users' Comments (0)