Usabilidade

No texto intitulado “How Users Read on the Web” de Jakob Nielsen, o autor descreve a pesquisa realizada com usuários que acessam os textos publicados na internet identificando os problemas e as necessidades de a criação de um texto ágil, e algumas formas de desenvolver estes artigos publicados.
Através de sua pesquisa, Jacob identificou que os usuários que acessam a internet a procura de informações, não são adaptados a lerem todo o conteúdo de um texto, e sim palavras chaves, com o intuído de verificar se aquele artigo irá explicar o que ele está procurando.
Depois de descrever quais os tipos de usuários acessam a rede, Jacob desenvolveu alguns sites com um conteúdo igual, mas com formas de redação de hipertexto diferentes, e a partir daí, tirou algumas informações.

•Um texto com pouca formatação, e muita informação em um parágrafo, faz com que a atração de leitura seja de 0%.
•Um texto conciso e com informações chaves para o usuário faz com que a atração de leitura seja de 58%.
•Um texto onde as informações sejam divididas em tópicos possui uma atração de 47%.
•Um texto usando a técnica neuro-linguística, obteve 27% de atração de leitura do usuário.
•Um texto distribuído de forma concisa, pesquisável e objetiva, obteve um resultado de 124% da atração de leitura dos usuários pesquisados.


Jacob conclui que a pesquisa foi surpreendente, e afirma que para a criação de algum documento web, a usabilidade conta muito no desenvolvimento, pois cria um usuário fiel, e que acesse os textos desenvolvidos com freqüência.
A internet está se tornando cada dia mais dinâmica. Com essa velocidade de informação que trafega na rede, o usuário não possui tempo para filtrar todas as suas áreas de interesse. Para que um sistema ou um site web ganhe um publico fiel, é necessário possuir uma usabilidade atraente e agradável, fazendo com que o usuário se sinta a vontade para navegar ou usar uma determinada funcionalidade.

Link do texto original: http://www.useit.com/alertbox/9710a.html

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Usabilidade"

Postar um comentário