Gerenciamento de Projetos - Huddle



Hoje vamos falar sobre uma ferramenta de gerenciamento de projetos on-line, chamada Huddle.

Para uma gestão organizada, torna-se necessária a criação de diversos tipos de documentos e artefatos. Alguns desses requisitos necessitam de revisores e controle de versões. Dependendo to tamanho do projeto, a quantidade de documentos torna-se enorme, fazendo com que haja brecha para desorganizações, e consequentemente falhas no sistema final.

Huddle é um sistema on-line que controla o fluxo de documentos e informações. Sua interface intuitiva faz com que o usuário se sinta a vontade para navegar pelas diversas funcionalidades. Através da ferramenta também é possível a troca de idéias em paralelo através de chats ou e-mails.

Para quem quer ter uma organização de documentos de projetos, e não quer dispor de muito dinheiro para comprar uma ferramenta, o Huddle é uma ótima opção. Ele é grátis para usar com apenas um projeto por usuário.

Esta é uma ferramenta interessante para quem está iniciando o estudo de engenharia de software e gostaria de aplicar os conceitos na criação de produtos com qualidade atendendo as expectativas do cliente.

Cadastramos um projeto, para verificarmos como seria o andamento da ferramenta, e nos pareceu muito interessante. Ele faz um gerenciamento eficaz, enviando e-mails de notificação para os usuários avisando que possuem atividades para exercerem. Um ponto negativo que notamos é que algumas vezes expiraram a seção por inatividade no site, isto pode ser uma segurança do próprio sistema, contra hackers, ao algum “esquecidinho” que deixou o usuário logado em alguma máquina estranha.

Clique aqui para acessar o site

Read Users' Comments (1)comentários

Engenharia de Requisitos

Esta semana foi muito corrida para mim, pois estou em treinamento e não consegui tempo suficiente para preparar um artigo mais interessante. Mas no treinamento, o palestrante explicou como funciona a Engenharia de Requisitos. Uma área da engenharia de software essencial para que o produto final seja entregue com qualidade e da forma que o cliente deseja.
Como toda regra tem uma exceção, na engenharia de requisitos isto não poderia ser diferente, ou seja, nem sempre a qualidade que se espera é alcançada.
Abaixo eu coloquei um desenho de como são gerados os requisitos em algumas empresas. A imagem explica bem como funciona a fabricação de um produto, sem sua devida documentação.
Se estiverem com dificuldades para visualizar a imagem, cliquem para ampliá-la.

Read Users' Comments (1)comentários

CMMI - Certificação

Semana passada, passei por uma entrevista de auditoria para a certificação do CMMI. Para quem não conhece CMMI (Capability Maturity Model Integration), é uma certificação para as empresas que usam um processo de engenharia de software para a criação de produtos com padrões de qualidade. Esta certificação analisa a maturidade que a organização possui, no uso do processo de engenharia de software. O CMMI é dividido em 5 níveis:

• Nível 1: Executado (Definido)
• Nível 2: Gerenciado / Gerido
• Nível 3: Definido
• Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
• Nível 5: Em otimização (ou Optimizado)

Pensei que fosse mais complicado a entrevista com o Auditor. Confesso que fiquei muito mais tenso antes da entrevista, do que durante ela. Durante a entrevista, o auditor foi muito específico na área onde eu atuo (qualidade), perguntou várias coisas sobre o processo e sobre a utilização dele no dia-a-dia. Por incrível que pareça, eu consegui responder tudo o que ele me perguntou. Até eu fiquei assustado com o conhecimento que eu possuía sobre qualidade.

Após as perguntas sobre o processo de engenharia de software é normal o auditor perguntar se existe alguma idéia de melhoria no processo ou na execução dele no dia-a-dia. Falei para ele algumas melhorias que achava interessante.

Um dia após a entrevista, o auditor cria um relatório com os pontos de melhoria que o processo merece e envia a diretoria para tomada de decisões.

Na empresa onde trabalho sempre fui treinado para esse tipo de auditoria, mas nunca tive a oportunidade de realizar uma de verdade. Esta primeira experiência foi muito interessante para meu crescimento pessoal e profissional principalmente.

Read Users' Comments (0)