CMMI - Certificação

Semana passada, passei por uma entrevista de auditoria para a certificação do CMMI. Para quem não conhece CMMI (Capability Maturity Model Integration), é uma certificação para as empresas que usam um processo de engenharia de software para a criação de produtos com padrões de qualidade. Esta certificação analisa a maturidade que a organização possui, no uso do processo de engenharia de software. O CMMI é dividido em 5 níveis:

• Nível 1: Executado (Definido)
• Nível 2: Gerenciado / Gerido
• Nível 3: Definido
• Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
• Nível 5: Em otimização (ou Optimizado)

Pensei que fosse mais complicado a entrevista com o Auditor. Confesso que fiquei muito mais tenso antes da entrevista, do que durante ela. Durante a entrevista, o auditor foi muito específico na área onde eu atuo (qualidade), perguntou várias coisas sobre o processo e sobre a utilização dele no dia-a-dia. Por incrível que pareça, eu consegui responder tudo o que ele me perguntou. Até eu fiquei assustado com o conhecimento que eu possuía sobre qualidade.

Após as perguntas sobre o processo de engenharia de software é normal o auditor perguntar se existe alguma idéia de melhoria no processo ou na execução dele no dia-a-dia. Falei para ele algumas melhorias que achava interessante.

Um dia após a entrevista, o auditor cria um relatório com os pontos de melhoria que o processo merece e envia a diretoria para tomada de decisões.

Na empresa onde trabalho sempre fui treinado para esse tipo de auditoria, mas nunca tive a oportunidade de realizar uma de verdade. Esta primeira experiência foi muito interessante para meu crescimento pessoal e profissional principalmente.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "CMMI - Certificação"

Postar um comentário